Na Fábrica de Cultura do Jaçanã, no dia 07 de março de 2015, houve o evento África Plus Size – Fashion Week Brasil.
Cerca de 16 modelos se prepararam para o evento, que constava de um desfile e workshops, mas devido a questões técnicas de energia, foram adiadas as atividades de workshop e desfile.
A estética e a beleza, os padrões da moda, a mulher negra, são questões inesgotáveis para se discutir, mas surgiu uma proposta de alinhar estas questões na passarela da vida, o África Plus Size – facebook – Africa Plus Size Fashion Week Brasil.
Ser mulher negra no Brasil, não é fácil, visto o estereótipo e os salários mais baixos do mercado de trabalho para as mesmas funções exercidas por outras etnias e homens.
Mas a grandiosidade está na perseverança de um grupo que se propôs a quebrar paradigmas e levar mulheres Plus Size e negras para a passarela.
A repercussão tem as vertentes do não se permitir sair dos padrões e achar “algo sem noção”, e a outra, é o lado bom do efeito da identidade de outras mulheres negras fora dos padrões que a estética e a moda definem , dando forças para que elas ousem a enfrentar novos desafios e vencê-los, dentro da sociedade ou nas passarelas.
O processo parece igual a criação de clubes e associações de negros, por que houve tempos de não se permitir a mistura de etnias em clubes fundado pelos brancos.
Assim na São Paulo Fashion Week, ocorrem os mesmos problemas, e a tendência é crescer iniciativas de modas étnicas voltada para os negros afro-brasileiros e africanos.
Maquilagem da Muene Cosméticos, apoiadora do eventoLetícia Santos – maquiladora, apresentadora de TV e Rádio, observa Simara da Ladies Chic e seu look dos anos 50 Junto da Muene apoiadoras do projeto, Marleyse, Letícia e Jandy
Luciane e Jader Florenço, criadores do projeto África Plus Size, acreditam muito nele, como um marco divisor nas questões de moda e estética, conta com vários parceiros, entre esses o Instituto Portal Afro e a Muene Cosmético
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar