Um evento único e gratuito que reunirá especialistas das mais diversas áreas de saúde, beleza e comportamento voltado à população negra que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de novembro/2023 em Salvador.
O 1° Congresso Nacional de Saúde e Beleza Negra será voltado para população negra, com temas sobre saúde, beleza, negócios e comportamento.
Durante o evento haverão palestras e workshop que englobam temas nas áreas de cirurgia plástica, dermatologia, odontologia, psicologia, nutrição, tauagem, cabelo, pele, maquiagem e tendências de mercado.
O Congress of Black Health and Beauty – Congresso Internacional da Saúde e Beleza Negra idealizado pela Dra. Rodgers-Rose, que é também a fundadora e CEO do Congresso Internacional de Mulheres Negras.
Ela é socióloga clínica, professora, líder comunitária, consultora e autora, formada pela Morgan State University, Fisk University e University of Iowa, membro fundadora e ex-presidente da Associação de Sociólogos Negros e da Associação de Cientistas Sociais e Comportamentais.
Por sua carreira bem conceituada, ela foi homenageada pela Organização Nacional de Mulheres Legislativas Eleitas Negras com seu maior prêmio, o Noble/Women International Leadership Award. Eleita a mulher do mês da Essence Magazine; recebeu o prêmio do fundadora da Associação de Sociólogos Negros, entre outros prêmios.
O Congresso Internacional das Mulheres Negras (IBWC), fundado em 1983, é uma organização internacional de redes sem fins lucrativos, que visa construir pontes que unam mulheres de ascendência africana. O Congresso promove uma nova visão africana da feminilidade – um modelo que fala dos papéis multifacetados que as mulheres negras continuam a desempenhar. E por meio das conferências nacionais e internacionais, são abordadas questões críticas que afetam as mulheres de ascendência africana e desenvolvemos programas locais com membros em 35 estados norte-americano.
Por conta dessa longa jornada de história existe uma das redes mais fortes de mulheres negras do mundo, que visa desenvolver uma rede forte – para definir a sua própria perspectiva de vida à população negra.
O Congresso (IBWC) estabeleceu membros em 40 estados e cinco países africanos e realiza conferências em vários países africanos e no ano que vem, 2020 acontecerá pela primeira vez no Brasil.
Tanto na área médica quanto na estética a população negra tem características em sua pele, cabelos e outras particularidades que merecem demandas e cuidados específicos que devem ser respeitados e contemplados.
No entanto, no Brasil, ao observar o comportamento das empresas, governo e instituições no âmbito mercadológico, sociológico, e também na área da saúde, percebe-se que a população negra nem sempre é lembrada.
Em se tratando de saúde e beleza, a população negra precisa e requer atenção mais específica e qualificada.
As justificativas para falta de atenção são diversas.
Por exemplo, por conta de alguns mitos como: a mulher negra é mais forte e por isso consegue aguentar mais dores pré e durante o parto. Isso tem levado profissionais da saúde, por exemplo a não atender a mulher negra conforme os critérios determinados de hospitais e maternidades.
Em uma situação em que houver duas gestantes, uma negra e outra não negra, ambas em trabalho de parto, mesmo a mulher negra chegando primeiro e sendo cientificamente comprovado que precisa de cuidados especiais e prioritários devido à particularidades étnicas, ainda assim a mulher negra passa mais tempo sofrendo dores e correndo risco pela falta do atendimento no momento certo devido à ela.
Isso é somente um tipo de situação bem comum que acontece costumeiramente nas redes de saúde do País.
Pode-se citar inúmeras situações que acontecem também no âmbito estético.
Isso acontece porque os profissionais médicos e os ligados a área de estética e beleza carecem de formação adequada, muitas vezes não sabem como tratar o público negro, e em muitos casos pode ter o preconceito racial nessa equação.
É de suma importância informar, educar e capacitar os profissionais de saúde e beleza para atender, com excelência, a população negra que a cada dia, torna-se mais relevante no mercado consumidor.
O 1° Congresso Nacional de Saúde e Beleza Negra tem como presidenta a Dra Tatiana Novais e é uma iniciativa que vem despertar aos profissionais e empresas da área da saúde, beleza e estética para se atentarem ao povo negro.
Em se tratando de saúde pública há alguns anos comunidades e núcleos de profissionais negros tem levantado essa bandeira com muita pesquisa e estudo para mostrar e provar aos governos que a população negra precisa ser vista, identificada como tal, (exemplo: identificação de raça e cor no cadastro) em seu sistema, para que com essa informação se tenham ações e programas específicos para a saúde do povo negro.
As indústrias da área da beleza já estão bem a frente nesse sentido, pois já perceberam que a população negra, mais especificamente as mulheres consomem produtos para os cabelos e então já estão direcionando os holofotes para os cachos e os crespos.
Que esse congresso seja a primeira de eventos que tragam muita capacitação, ações afirmativas, programas de atenção à saúde da população negra.
O evento todo é gratuito e acontecerá nos dias23 a 25/11/23 no Mater Dei Salvador
Para saber mais informações, fique ligadinho no perfil do Instagram @saudebelezanegra
Para se inscrever é no link abaixo:
https://www.sympla.com.br/evento/1-congresso-brasileiro-de-saude-e-beleza-negra/2234222
Um beijo e até o próximo post!
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar