A 8º Edição será o primeiro evento voltado para a Cidade após a reinauguração do Cinema Odeon, além de filmes e debates na Biblioteca Parque Estadual e MAR. Consulte aqui toda a programação.
A mostra traz uma seleção com 33 filmes de cineastas negros brasileiros, e outros 30 filmes africanos e de sua diáspora, oriundos dos Estados Unidos, Caribe, Europa e África. Entre os destaques internacionais estão os documentários e ficções ganhadores do último FESPACO – Festival Panafricano de Cinema de Ouagadougou/Burkina Faso, o mais importante do continente africano, e filmes que também chamaram a atenção em outros grandes festivais.
O ENCONTRO DE CINEMA NEGRO que, no último ano, recebeu como adendo o nome de seu criador ZÓZIMO BULBUL, falecido em 2013, atesta o notável crescimento de jovens realizadores negros através de curtas, médias e três longa-metragens lançados a partir de 2014. Conforme alega o curador, Joel Zito Araújo, “o crescimento de inscrições este ano foi 3 vezes maior do que no ano passado, resultando em uma seleção que demonstra o crescimento de núcleos fortes de cinema negro na Bahia, em SP e no RJ, além de uma produção que também acontece em quase todas regiões brasileiras, com uma diversidade temática e de estilos com filmes focados em temas políticos, sociais, antropológicos e artísticos.”
O ENCONTRO TRARÁ 13 cineastas convidados internacionais de diversas regiões da África como Mali, Senegal, Etiópia, Guiné Conakry e Nigéria, como dos Estados Unidos, Inglaterra e Cuba. Os mais notórios são, Cheik Fantamadi (Guiné Conakry), Cheick Omar Sissoko, ex-ministro da Cultura do Mali, Mamadou Sisse (Mali), Hernon Haile (Etiópia), Andrew Dosomuno (Nigéria), Yoruba Richen (EUA), Rachel Perkins (EUA) e Talibah Newman (EUA). Conforme Biza Viana, diretora geral do Festival, seguindo sua tradição, o Encontro este ano tem como homenageado o cinema negro norte americano e o ator Grande Otelo que faria 100 anos em 2015.
“Os Encontros têm a intenção de formar uma plateia que possa se identificar e se espelhar com ela mesma através da realidade do seu povo de origem. Os Encontros de Cinema Negro são realizados para fortalecer a nossa auto-estima como afro-brasileiros. Somos fruto da Diáspora Africana e através dos Encontros de Cinema nos aproximamos do nosso continente de origem o que antes desconhecíamos por completo pela falta de comunicação. Ao fortalecer nossa relação com a África estamos fortalecendo o nosso trabalho aqui no Brasil. Precisamos solidificar as relações com os amigos cineastas no Brasil, vindos de alguns Estados, unindo seus olhares, para difundir para todo o país um conceito de Cinema Negro, que quando começamos, poucos achavam que conseguiríamos ter continuidade. Axé!! Temos um longo caminho a percorrer juntos, mas como diz Jefferson De: “a porta foi aberta, empurrada com força, e há luz no fim do túnel!”, defendia Zózimo Bulbul
“Estamos celebrando a realização do 8º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe – Zózimo Bulbul, em 2015, através do lançamento do Ciclo de Debates de Cinema e Literatura, na Biblioteca Parque Estadual. O Centro Afro Carioca de Cinema tem o objetivo dar continuidade ao trabalho que Zózimo Bulbul nos deixou e valorizar cada vez mais a produção cinematográfica negra. Zózimo lutava para que os Encontros de Cinema proporcionassem mais visibilidade para o cinema negro no Brasil e dizia que ainda não tínhamos uma produção correspondente ao número de afro-brasileiros no Pais”, atesta Biza Vianna.
São patrocinadores do 8o Encontro – BNDES, Correios do Brasil e Prefeitura do Rio de Janeiro.
Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
End. Praça Floriano, número 7 / Cinelândia
Capacidade: 550 lugares
R$ 4,00 / R$ 2,00 (meia)
Formas de pagamento: dinheiro e cartões de debito
Biblioteca Parque Estadual
End. Avenida Presidente Vargas, 1261 / Centro
Telefone: 2332 7225
Filmes e debates no Auditório da Biblioteca
Capacidade 90 lugares
Entrada Franca
MAR – Museu de Arte do Rio
End. Praça Mauá, 5 / Centro
Telefone: 3031 2741
Filmes e debates no Auditório – 5º andar
Capacidade: 103 lugares
Entrada Franca
Rozangela Silva
Sócia Diretora
Bi & Ro Assessoria de Comunicação
Telefone: 21 2508 6245 / 21 3026 7242
Celular: 21 99998 1802
Endereço: Av. Rio Branco, 120 / Sala 628 Centro – RJ
Do Outro Lado de lá – todos com OLDL
Favela Gay - todos com FG
Jurema – todos Jurema
OYA – (internacional)
Repolho -
RUN – último, também internacional
Programação Cine Odeon / Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
DATA 27/05
SESSÃO – 18H30
Titulo – Onã / Ano 2015
Titulo Original – Onã
Duração – 5 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Coletivo CRUA
Sinopse – O filme foi realizado (do roteiro a finalização), em 72 horas utilizando cenários do Cais do Porto como a Valongo, Cemitério dos pretos novos, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Perimetral
Classificação – Livre
Titulo – Repolho / Ano 2015
Titulo Original – Repolho
Duração – 8 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Alexander S. Buck
Sinopse – Camadas de folhas fibrosas aglomeradas em uma cabeça vegetalmente sólida.
Classificação – 16 anos
Titulo – Morbayassa / Ano 2014
Titulo Original – Morbayassa
Duração – 120 min
Pais de origem – Guiné-Conakry
Diretor – Cheick Fantamady Camara
Sinopse – Bella (Fatoumata Diawara), uma jovem e bela cantora guineense, em um cabaré se envolve com uma rede mafiosa. Bella luta contra o cafetão e o meio, mas finalmente consegue ir em busca da filha abandonada. Bella conhece Vanessa (Claire Simba), já adolescente e adotada por um casal em Paris. Como criar um vínculo com aquela criança que nada sabe da mãe africana?
Classificação – 16 anos
DATA 28/05
9h30 – Encontros: Realizadores convidados / Entrada Franca
SESSÃO – 12H30
Titulo – Repolho – Ano 2105
Titulo Original – Repolho
Duração – 8 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Alexander S. Buck
Sinopse – Camadas de folhas fibrosas aglomeradas em uma cabeça vegetalmente sólida.
Classificação – 16 anos
Titulo – Morbayassa / Ano 2014
Titulo Original – Morbayassa
Duração – 120 min
Pais de origem – Guiné-Conakry
Diretor – Cheick Fantamady Camara
Sinopse – Bella (Fatoumata Diawara), uma jovem e bela cantora guineense, em um cabaré se envolve com uma rede mafiosa. Bella luta contra o cafetão e o meio, mas finalmente consegue ir em busca da filha abandonada. Bella conhece Vanessa (Claire Simba), já adolescente e adotada por um casal em Paris. Como criar um vínculo com aquela criança que nada sabe da mãe africana?
Classificação – 16 anos
SESSÃO – 14H30
Titulo – Oya: rise oh the Orishas / Ano 2014
Titulo Original – Oya: rise oh the Orishas
Duração – 12 min
Pais de origem – Nigéria
Diretor – Nosa Igbinedion
Sinopse – “Oya: rise of the Orisha” é uma aventura mística e conta a estória de uma jovem mulher, Adesuwa, que se transforma em uma deusa guerreira e temível, Oyá, o Orixá da mudança. Adesuwa tem a missão para manter a porta fechada entre o Orixá e a humanidade.
Classificação – Livre
Titulo – Afripedia GANA / Ano 2014
Titulo Original – Afripedia GHANA
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – Em Accra hotspot para a produção cultural Africana. Apresenta a estrela da música franco e andogynous ,Wiyaala , emocionantes motociclistas, os ‘’trickbikers’’,cujas habilidades e estilo tomaram contam dos bairros. Como o artista visual Afrogallonism que exibe performances ao ar livre destacando as questões ambientais.
Classificação – Livre
Titulo – Vozes do silêncio / Ano 2012
Titulo Original – Voces para un silencio
Duração – 58 min
Pais de origem – Cuba
Diretor – Gloria Rolando
Sinopse – Depois de seis anos de pesquisa, em 2010, exibiu o primeiro capítulo de “1912, Vozes do silêncio”. Um documentário que aborda a luta de resistência, a trajetória do movimento negro em Cuba desde os tempos coloniais, as lutas pela independência e a situação dos afro-cubanos…
Classificação – 10 anos
SESSÃO – 16H30
Titulo – Mc Pherson / Ano 2012
Titulo Original – Mc Pherson
Duração – 11 min
Pais de origem – Martinica
Diretor – Martine Chartrand
Sinopse – “McPherson” narra a amizade entre o jovem Félix Leclerc e Frank Randolph Macpherson, engenheiro químico e pós-graduado pela Universidade da Jamaica. Um fã de jazz inveterado, Macpherson inspirado Leclerc, que escreveu uma canção sobre as unidades de registro e a chamou de “MacPherson”, em honra de seu amigo.
Classificação – Livre
Titulo – Miners shot down / Ano 2014
Titulo Original – Miners shot down
Duração – 86 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Rehad Desai
Sinopse – Em agosto de 2012, sul-africanos são reprimidos com violência pela polícia e 34 grevistas são mortos, outros ficam feridos. “Mineiros shot down” imerge na luta das minorias por melhores salários, frente ao crescimento da companhia de mineração, do governo e seus aliados da União Nacional de Mineiros.
Classificação – 18 anos
SESSÃO – 18H30
Titulo – Teaser do filme Kbela / Ano 2015
Titulo Original – Teaser do filme Kbela
Duração – 6 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Yasmin Thayná
Sinopse – O filme busca refletir sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea, os atuais padrões de beleza, sua expressão, autoimagem e identidade. Ela define: “Temos dito que é uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra. O filme é uma sequência de metáforas presentes no cotidiano de boa parte das mulheres negras do mundo”. Kbela tem forte inspiração em “Alma no Olho” realizado por Zózimo Bulbul..
Classificação – Livre
Titulo – O Preço do Amor / Ano 2104
Titulo Original – Price of Love
Duração – 99 min
Pais de origem – Ethiopian
Diretor – Hermon Hailay
Sinopse – Um jovem taxista, Addis Ababa, vive uma história amorosa com uma prostituta, confronta-se com seu passado e descobre o preço do amor.
Classificação – 16 anos
Debate com realizador
SESSÃO – 21H
Titulo – Sexy Trash / Ano 2014
Titulo Original – Sexy Trash
Duração – 03 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Tainá Rei
Sinopse – Sexy Trash é um glitch movie produzido no carnaval de 2014, durante a greve dos garis no Rio de Janeiro.
Classificação – 12 anos
Titulo – The New Black / Ano 2013
Titulo Original – The New Black
Duração – 74 min
Pais de origem – EUA
Diretor – Yoruba Richen
Sinopse -“The New Black” promove a reflexão de como a comunidade afro-americana percebe os direitos homossexuais, à luz do movimento gay, da conquista do casamento e a luta por direitos civis. A diretora entrevista ativistas e membros da famíllia, examina a presença da homofobia na base institucional da igreja e da comunidade negra. Yoruba revela a estratégia da direita cristã ao explorar esse fenômeno com o objetivo de promover uma agenda política anti-gay.
Classificação – 16 anos
DATA 29/05
9h30 – Encontro: Mulheres no Cinema e nos Movimentos Sociais / Convidadas
SESSÃO – 12H30
Titulo – Teaser do filme Kbela / Ano 2015
Titulo Original – Teaser do filme Kbela
Duração – 6 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Yasmin Thayná
Sinopse – O filme busca refletir sobre o lugar da mulher negra na sociedade contemporânea, os atuais padrões de beleza, sua expressão, autoimagem e identidade. Ela define: “Temos dito que é uma experiência sobre ser mulher e tornar-se negra. O filme é uma sequência de metáforas presentes no cotidiano de boa parte das mulheres negras do mundo”. Kbela tem forte inspiração em “Alma no Olho” realizado por Zózimo Bulbul..
Classificação – Livre
Titulo – O Preço do Amor / Ano 2014
Titulo Original – Price of Love
Duração – 99 min
Pais de origem – Ethiopian
Diretor – Hermon Hailay
Sinopse – Um jovem taxista, Addis Ababa, vive uma história amorosa com uma prostituta, confronta-se com seu passado e descobre o preço do amor.
Classificação – 16 anos
SESSÃO – 14H30
Titulo – Fazendo História / Ano 2008
Titulo Original – Making History
Duração – 10 min
Pais de origem – Cuba
Diretor – Cecilia Tripp e Karen Mckimon
Sinopse – “Fazendo história” é em memória de Edouard Glissant, um dos nomes mais importantes como escritor caribenho, foi indicado para o Prêmio Nobel de Literatura. Linton Kwesi Johnson é o pai de “Dub poesia” e em 2002 tornou-se o único segundo poeta vivo e primeiro poeta negro a ter seu trabalho publicado em série clássico moderno da Penguin. Esses velhos amigos se encontram em um dia de verão em Nova York..
Classificação – Livre
Titulo – 20 Anos / Ano 2009
Titulo Original – 20 Años
Duração – 14 min
Pais de origem – Cuba
Diretor – Bárbaro Joel Ortiz
Sinopse – ““20 AÑOS” de indiferença e abuso testei o amor de uma mulher que tenta a todo o custo para obter a atenção do marido.
moderno da Penguin. Esses velhos amigos se encontram em um dia de verão em Nova York…
Classificação – Livre
Titulo – Rio Encantado / Ano 2014
Titulo Original – Rio Encantado
Duração – 55 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Sabrina Fidalgo
Sinopse – Documentário musical sobre o Festival Encantado, projeto francobrasileiro realizado no Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro, que visa dar visibilidade a população da comunidade do Vale Encantado ameaçada de remoção. Partiipação : Criolo, Seu Jorge, ESG, Simone Mazzer, C.Sen, entre outros.
Classificação – Livre
SESSÃO – 16H30
Titulo – Busted on Brigham Lane / Ano 2012
Titulo Original – Busted on Brigham Lane
Duração – 21 min
Pais de origem – EUA
Diretor – Talibah Newman
Sinopse – O filme “Busted on Brigham Lane” aborda a história de um jovem adolescente toma medidas precariamente criativas para conciliar seu relacionamento com seu pai distante para seu o 18º aniversário e descobre que ele é um homem diferente do que ele se lembra.
Classificação – 12 anos
Titulo – Sweet Honey chile / Ano 2013
Titulo Original – Sweet Honey chile
Duração – 19 min
Pais de origem – EUA
Diretor – Talibah Newman
Sinopse – Um menino novo, Mel, explora a identidade e tristeza com o seu próximo mística, enquanto que no meio da luta para ajudar a sua mãe, seu avô para descansar.
Classificação – 12 anos
Titulo – The New Black – Ano 2013
Titulo Original – The New Black
Duração – 74 min
Pais de origem – EUA
Diretor – Yoruba Richen
Sinopse -“The New Black” promove a reflexão de como a comunidade afro-americana percebe os direitos homossexuais, à luz do movimento gay, da conquista do casamento e a luta por direitos civis. A diretora entrevista ativistas e membros da famíllia, examina a presença da homofobia na base institucional da igreja e da comunidade negra. Yoruba revela a estratégia da direita cristã ao explorar esse fenômeno com o objetivo de promover uma agenda política anti-gay.
Classificação – 16 anos
SESSÃO – 18H30
Titulo – Solilóquio / Ano 2014
Titulo Original – Solilóquio
Duração – 03 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Madara Luiza
Sinopse – Quantos moradores de rua ignoramos em uma caminhada pela calçada? Quantos, simplesmente não enxergamos? Solilóquio é o monologo de cada um desses moradores, que nos passam despercebidos.
Classificação – Livre
Titulo – Vôos Proibidos / Ano 2015
Titulo Original – Vuelos Prohibidos
Duração – 87 min
Pais de origem – Cuba
Diretor – Rigoberto Lopez
Sinopse – As histórias de Vôos proibidos acontece em Paris e Havana.É uma hstória de amor através da qual refletimos sobre a realidade cubana contemporânea. Uma aventura onde Monique e Mario fazem uma viagem a si mesmo, uma viagem a Cuba
Classificação – Livre
Debate com Realizadores
SESSÃO – 21H
Titulo – Mc Pherson – Ano 2012
Titulo Original – Mc Pherson
Duração – 11 min
Pais de origem – Martinica
Diretor – Martine Chartrand
Sinopse – “McPherson” narra a amizade entre o jovem Félix Leclerc e Frank Randolph Macpherson, engenheiro químico e pós-graduado pela Universidade da Jamaica. Um fã de jazz inveterado, Macpherson inspirado Leclerc, que escreveu uma canção sobre as unidades de registro e a chamou de “MacPherson”, em honra de seu amigo.
Classificação – Livre
Titulo – Miners shot down /Ano 2014
Titulo Original – Miners shot down
Duração – 86 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Rehad Desai
Sinopse – Em agosto de 2012, sul-africanos são reprimidos com violência pela polícia e 34 grevistas são mortos, outros ficam feridos. “Mineiros shot down” imerge na luta das minorias por melhores salários, frente ao crescimento da companhia de mineração, do governo e seus aliados da União Nacional de Mineiros.
Classificação – 18 anos
DATA 30/05
9h Debate: O Cinema Negro Norte Americano e Africano, com Joseph Jordan/ Cheik Sissoko / Pola Ribeiro
SESSÃO – 12H30
Titulo – Solilóquio – Ano 2014
Titulo Original – Solilóquio
Duração – 03 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Madara Luiza
Sinopse – Quantos moradores de rua ignoramos em uma caminhada pela calçada? Quantos, simplesmente não enxergamos? Solilóquio é o monologo de cada um desses moradores, que nos passam despercebidos.
Classificação – Livre
Titulo – Vôos Proibidos / Ano 2015
Titulo Original – Vuelos Prohibidos
Duração – 87 min
Pais de origem – Cuba
Diretor – Rigoberto Lopez
Sinopse – As histórias de Vôos proibidos acontece em Paris e Havana.É uma hstória de amor através da qual refletimos sobre a realidade cubana contemporânea. Uma aventura onde Monique e Mario fazem uma viagem a si mesmo, uma viagem a Cuba
Classificação – Livre
SESSÃO – 14H30
Titulo – Conflitos e Abismos, a expressão da condição humana” / Ano 2014
Titulo Original – Conflitos e Abismos, a expressão da condição humana”
Duração – 15 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Everlane Moraes
Sinopse – A pintura de Everton exprime o que há de mais real na vida do homem. Aos olhos desse artista, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também mais obscuros. O artista cria a possibilidade do humano se redimir através da autoavaliação. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do BELO através do FEIO.
Classificação – Livre
Titulo – Repolho /anos 2015
Titulo Original – Repolho
Duração – 8 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Alexander S. Buck
Sinopse – Camadas de folhas fibrosas aglomeradas em uma cabeça vegetalmente sólida.
Classificação – 16 anos
Titulo – Heitor, carioca dos Prazeres / Ano 2013
Titulo Original – Heitor, carioca dos Prazeres
Duração – 13 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Tatyana Prazeres
Sinopse – Heitor, Carioca dos Prazeres é um documentário sobre a obra de Heitor dos Prazeres: Pintor de Arte Naif, um dos fundadores da Portela e compositor de O Pierrô Apaixonado.
Classificação – Livre
Titulo – (in) Cômodos / Ano 2014
Titulo Original – (in) Cômodos
Duração – 10 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Clementino Junior
Sinopse – Experimentação documental realizada durante a oficina “Incomodando: somos Fela”, durante o I Seminário Fela Kuti da UERJ. Criado a partir de depoimentos sobre “em que momento você incomodou?”. Realizado como parte da oficina “Memória Portátil” do Cineclube Atlântico Negro.
Classificação – Livre
Titulo – Homem Beija flor / Ano 2014
Titulo Original – Homem Beija flor
Duração – 17 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Alex Melo e Vitor Kruter
Sinopse – O filme é um pequeno espelho sobre a vida do artista plástico Arthur Bispo do Rosário, passando por diferentes momentos de sua trajetória.
Classificação – Livre
SESSÃO – 16H30
Titulo – Do Outro lado de lá – Ano 2014
Titulo Original – Do Outro lado de lá
Duração – 49min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Lázaro Ramos
Sinopse – A série Do Outro Lado de Lá conta a história de Pitoco, menino de 10 anos que deseja ir além e conhecer o que está fora dos limites impostos às crianças. Nesta viagem, Pitoco é acompanhado pelo seu avô, o Veio Ngongo, cujo conhecimento e sabedoria popular emociona e diverte através de histórias curiosas. O diálogo entre o mundo real (dramaturgia feita por atores) e o mundo fantástico (animação), sempre conduzem a um desfecho surpreendente. Todas as histórias do mundo fantástico são inspiradas em contos africanos, e espelham a liberdade e o pensamento fantasioso que só a criança é capaz de criar.
Classificação – Livre
Titulo – Nana & Nilo e os Animais – Ano 2015
Titulo Original – Nana & Nilo e os animais
Duração – 3 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Sandro Lopes
Sinopse – Nana e Nilo voam nos galhos da árvore encantada Mulemba para a Caatinga, onde encontram Quinho, um menino pernambucano, que os convida a aprender os passos da dança do frevo. As crianças, ao lado da tatu-bola Leleca, entram na dança ao som da música Na ponta do pé.
Classificação – Livre
Titulo – Cubo Mágico / Ano 2014
Titulo Original – Cubo Mágico
Duração – 15 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Vanderson Feitosa
Sinopse – Davi, um menino de 13 anos que mora na periferia de São Paulo desentende-se com Labão, o menino encrenqueiro do bairro. Depois de uma briga entre os dois, David fica dias sem sair de casa com medo do que possa acontecer.
Classificação – 10 anos
Titulo – A boneca e o Silêncio – Ano 2015
Titulo Original – A boneca e o silêncio
Duração – 19 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Carol Rodrigues
Sinopse – Em “A boneca e o silêncio”, acompanhamos Marcela, uma menina de 14 anos que se torna dona de si e de seu corpo ao tomar a decisão de interromper uma gravidez indesejada.
Classificação – 10 anos
Titulo – O Plano do Ano / Ano 2014
Titulo Original – O Plano do ano
Duração – 12 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Cruz ( Rafael Cruz)
Sinopse – Entre tantas teorias conspiratórias sobre o fim do mundo em 1999, Caio e Léo tentam salvar o mundo no dia 31, com experimentos nada convencionais.
Classificação – Livre
Titulo – O Tempo dos Orixás – Ano 2015
Titulo Original – The summer of Gods
Duração – 20 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Eliciana Nascimento
Sinopse – The Summer of Gods” é um curta de gênero fantasia que mostra a experiência de Lili, uma menina de 7 anos que tem a habilidade de se comunicar com os ancestrais. Ao visitar a sua vô no interior, ela descobre que tem uma missão com os Orixás. A sua vó é a líder espiritual de sua comunidade e, anualmente, realiza uma festa dedicada a Yemanjá. Essa celebração está correndo o risco de ser extinguida porque a vó da Lili está prestes a falecer. Para salvar essa tradição, os Orixás introduzem Lili em uma aventura mágica que simboliza a sua iniciação na tradição.
Classificação – Livre
SESSÃO – 18H30
Titulo – Maria – Ano 2014
Titulo Original – Maria
Duração – 1 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Erica Sansil
Sinopse – Maria foi torturada, agredida, violentada e a maior autoridade do Brasil apenas discursou sobre a prática de tortura. O filme foi exibido no 6° Festival de Cine e Derechos Humanos Valencia, Muestra Internacional de Cortometrajes y Mediometrajes Derechos Humanos 2014, 2°Festival Brasileiro de Nanometragem, Semana Banco do Brasil de cinema 2014
Classificação – Livre
Titulo – Devoir de mémorie – Ano 2014
Titulo Original – Devoir de mémorie
Duração – 80 min
Pais de origem – Mali
Diretor – Mamadou Cissé
Sinopse – De março de 2012 a janeiro de 2013, as regiões do norte do Mali viveram sob o jugo de grupos islâmicos armados, incluindo Ansar Dine – o Movimento para a unicidade da Jihad (guerra santa) na África Ocidental (MJUAO) e do Movimento Libertação Nacional de Azawad (MNLA). Infelizmente, o pior era temido e aconteceu.
Classificação – 14 anos
Debate com Realizador
SESSÃO – 21H
Titulo – Muros / Ano 2014
Titulo Original – Muros
Duração – 13 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Elen Linth
Sinopse – Protesto e atração cruzam o caminho de July e Catarina
Classificação – 18 anos
Titulo – Favela Gay / Ano 2014
Titulo Original – Favela Gay
Duração – 71 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Rodrigo Felha
Sinopse -. FAVELA GAY mostra como é a vida da comunidade LGBT nas favelas do Rio de Janeiro. O filme também aborda as questões comuns dos homossexuais e transexuais: homofobia, preconceito, aceitação da família, trabalho e o dia a dia com a sociedade.
Classificação – 18 anos
DATA 31/05
SESSÃO – 12H30
Titulo – Conflitos e Abismos, a expressão da condição humana” / Ano 2014
Titulo Original – Conflitos e Abismos, a expressão da condição humana”
Duração – 15 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Everlane Moraes
Sinopse – A pintura de Everton exprime o que há de mais real na vida do homem. Aos olhos desse artista, a humanidade é revelada pelos aspectos mais sublimes e também mais obscuros. O artista cria a possibilidade do humano se redimir através da autoavaliação. Sua pintura não pretende agradar, mas cutucar. Ela é como uma revelação do BELO através do FEIO.
Classificação – Livre
Titulo – Devoir de mémorie / Ano 2014
Titulo Original – Devoir de mémorie
Duração – 80 min
Pais de origem – Mali
Diretor – Mamadou Cissé
Sinopse – De março de 2012 a janeiro de 2013, as regiões do norte do Mali viveram sob o jugo de grupos islâmicos armados, incluindo Ansar Dine – o Movimento para a unicidade da Jihad (guerra santa) na África Ocidental (MJUAO) e do Movimento Libertação Nacional de Azawad (MNLA). Infelizmente, o pior era temido e aconteceu.
Classificação – 14 anos
SESSÃO – 14H30
Titulo – Jurema – Ano 2014
Titulo Original – Jurema
Duração – 16 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Clementino Junior
Sinopse – Registro Íntimo do Ritual da Jurema, como é feito na Umbanda da Irmandade Cercado de Boiadeiro em Sepetiba, Rio de Janeiro, sob o comando da Iialorixá e atriz Chica Xavier.
Classificação – Livre
Titulo – Vovó Leontina / Ano 2015
Titulo Original – Vovó Leontina
Duração – 15 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Pedro Paulo Rosa
Sinopse – “Vovó Leontina” é um filme produzido com apoio do edital “Curta Afirmativo: Protagonismo da Juventude Negra na Produção Audiovisual”, do Ministério da Cultura.
Classificação – Livre
Titulo – Entreturnos /Ano 2014
Titulo Original – Entreturnos
Duração – 82 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Edson Ferreira
Sinopse – Beto (Paulo Roque) é um cobrador de ônibus casado com Gilda (Janaína Kremer), que anseia ter um filho. Quando Beto se aproxima de Leia (Lorena Lima), dona do bar que ele frequenta, conhece Valcir (Luis Miranda), um estrangeiro recém-chegado na cidade que vai completar o triângulo amoroso que resulta numa gravidez. Em meio às dificuldades em lidar com esta situação, os personagens circulam pela cidade e descobrem mais sobre si mesmos, enquanto aprendem a enfrentar seus conflitos pessoais.
Classificação – 12 anos
SESSÃO – 16H30
Titulo – Onã – Ano 2015
Titulo Original – Onã
Duração – 5 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Coletivo CRUA
Sinopse – O filme foi realizado (do roteiro a finalização), em 72 horas utilizando cenários do Cais do Porto como a Valongo, Cemitério dos pretos novos, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Perimetral
Classificação – Livre
Titulo – Canjerê, o encontro ancestral / Ano 2014
Titulo Original – Canjerê, o encontro ancestral
Duração – 11 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Alexandre Rosa
Sinopse – O título revela a reuniâo de negros que enfeitiçam pelo fazer artístico. Nesse encontro entre sagrado e profano, Mãe Beata de Iemanjá fala do cineasta Zózimo Bulbul como ser ancestral presente em todos os espaços em que se fala de cinema negro. A Ialorixá revela como uma griot seu olhar político- cultural.
Classificação – Livre
Titulo – Alô Rainha da bateria /Ano 2014
Titulo Original – Alô Rainha da bateria
Duração – 30 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Jorge Coutinho
Sinopse – Preocupado com o rumo das escolas de samba, Jorge Coutinho dirigiu o média metragem que conta com o depoimento de personalidades do samba como Rubem Confete, Eliana Pittman, Quitéria Chagas, Milton Gonçalves entre outros, a intenção é mostrar a importância de uma rainha de bateria da comunidade com samba no pé.
Classificação – Livre
Titulo – Mbeubeuss: o solo da esperança” / Ano 2014
Titulo Original – Mbeubeuss: Le Terreau de I’Espoir”
Duração – 95 min
Pais de origem – Senegal
Diretor – Nicolas Sawalo Cissé
Sinopse – Mbeubeuss é um lixão localizado em Dakar… O poeta Ramagélissa vagueia a cena recitando poemas dedicados à terra… O poeta encontra um bebê abandonado, adota e educa-o com amor pela natureza…
Classificação – 10 anos
SESSÃO 18H30
Titulo – Oya: rise oh the Orishas – Ano 2014
Titulo Original – Oya: rise oh the Orishas
Duração – 12 min
Pais de origem – Nigéria
Diretor – Nosa Igbinedion
Sinopse – “Oya: rise of the Orisha” é uma aventura mística e conta a estória de uma jovem mulher, Adesuwa, que se transforma em uma deusa guerreira e temível, Oyá, o Orixá da mudança. Adesuwa tem a missão para manter a porta fechada entre o Orixá e a humanidade.
Classificação – Livre
Titulo – Afripedia GANA – Ano 2014
Titulo Original – Afripedia GHANA
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – Em Accra hotspot para a produção cultural Africana. Apresenta a estrela da música franco e andogynous ,Wiyaala , emocionantes motociclistas, os ‘’trickbikers’’,cujas habilidades e estilo tomaram contam dos bairros. Como o artista visual Afrogallonism que exibe performances ao ar livre destacando as questões ambientais.
Classificação – Livre
Titulo – Afripedia SENEGAL – 2014
Titulo Original – Afripedia SENEGAL
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – A casa da música electro pesado conhecido como kuduro. Siga-nos em toda a cidade pulsante de Luanda como nos aprofundarmos na evolução kuduro e conhecer as pessoas de gráficos seu curso.’Afripedia Angola’ retrata uma cidade repleta de criatividade e descobre a capital a partir de um ponto de vista alternativo.
Classificação – Livre
Debate com Realizadores
SESSÃO – 21H
Titulo – Morbayassa / Ano 2014
Titulo Original – Morbayassa
Duração – 120 min
Pais de origem – Guiné-Conakry
Diretor – Cheick Fantamady Camara
Sinopse – Bella (Fatoumata Diawara), uma jovem e bela cantora guineense, em um cabaré se envolve com uma rede mafiosa. Bella luta contra o cafetão e o meio, mas finalmente consegue ir em busca da filha abandonada. Bella conhece Vanessa (Claire Simba), já adolescente e adotada por um casal em Paris. Como criar um vínculo com aquela criança que nada sabe da mãe africana?
Classificação – 16 anos
DIA 01/06
9h30 Encontros: Juventude Negra na Realização e Produção de Cinema
SESSÃO 12H30
Titulo – Afripedia GANA – 2014
Titulo Original – Afripedia GHANA
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – Em Accra hotspot para a produção cultural Africana. Apresenta a estrela da música franco e andogynous ,Wiyaala , emocionantes motociclistas, os ‘’trickbikers’’,cujas habilidades e estilo tomaram contam dos bairros. Como o artista visual Afrogallonism que exibe performances ao ar livre destacando as questões ambientais.
Classificação – Livre
Titulo – Afripedia SENEGAL / Ano 2014
Titulo Original – Afripedia SENEGAL
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – A casa da música electro pesado conhecido como kuduro. Siga-nos em toda a cidade pulsante de Luanda como nos aprofundarmos na evolução kuduro e conhecer as pessoas de gráficos seu curso.’Afripedia Angola’ retrata uma cidade repleta de criatividade e descobre a capital a partir de um ponto de vista alternativo.
Classificação – Livre
SESSÃO 14H30
Titulo – RUN / Ano 2014
Titulo Original – RUN
Duração – 110 min
Pais de origem – Costa do Marfim
Diretor – Philippe Lacôte
Sinopse – Run foge… Acaba de matar o primeiro-ministro do seu país. A sua vida passa-lhe em flashes; a sua infância com o mestre Tourou, as aventuras com Gladys e o seu passado de miliciano como jovem patriota, no coração do conflito político e militar na Costa do Marfim…. Run nunca escolheu nenhuma dessas vidas. Limitou-se a deixar-se levar, fugindo da vida anterior.
Classificação – 14 anos
SESSÃO 16H30
Titulo – A gente vai apodrecer amor / Ano 2014
Titulo Original – A gente vai apodrecer amor
Duração – 12 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Naíma Silva
Sinopse – Dividida entre o passado e o presente, Clara busca meios de encarar a morte.
Classificação – 12 anos
Titulo – O Preço do Amor / Ano 2014
Titulo Original – Price of Love
Duração – 99 min
Pais de origem – Ethiopian
Diretor – Hermon Hailay
Sinopse – Um jovem taxista, Addis Ababa, vive uma história amorosa com uma prostituta, confronta-se com seu passado e descobre o preço do amor.
Classificação – 16 anos
SESSÃO 18H30
Titulo – Yonder / 2015
Titulo Original – Yonder
Duração – 3 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Tainá Rei
Sinopse – É um videoclipe de duas músicas ao mesmo tempo, a palavra “Yonder” é inglesa e significa “além”.
Classificação – Livre
Titulo – A mãe de George / 2013
Titulo Original – Mother of George
Duração – 107 min
Pais de origem – Nigéria
Diretor – Andrew Dosunmu
Sinopse – O casal nigeriano que vive no Brooklyn, Adenike e Ayodele, enfrenta problemas para gerar um filho. Um problema que desafia as expectativas culturais e Adenike toma uma decisão que poderá salvar ou destruir a sua família.
Classificação – 12 anos
Debate com Realizador
SESSÃO 21H
Titulo – RUN / 2014
Titulo Original – RUN
Duração – 110 min
Pais de origem – Costa do Marfim
Diretor – Philippe Lacôte
Sinopse – Run foge… Acaba de matar o primeiro-ministro do seu país. A sua vida passa-lhe em flashes; a sua infância com o mestre Tourou, as aventuras com Gladys e o seu passado de miliciano como jovem patriota, no coração do conflito político e militar na Costa do Marfim…. Run nunca escolheu nenhuma dessas vidas. Limitou-se a deixar-se levar, fugindo da vida anterior.
Classificação – 14 anos
DIA 02/06
SESSÃO 12H30
Titulo – Yonder /Ano 2015
Titulo Original – Yonder
Duração – 3 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Tainá Rei
Sinopse – É um videoclipe de duas músicas ao mesmo tempo, a palavra “Yonder” é inglesa e significa “além”.
Classificação – Livre
Titulo – A mãe de George / Ano 2013
Titulo Original – Mother of George
Duração – 107 min
Pais de origem – Nigéria
Diretor – Andrew Dosunmu
Sinopse – O casal nigeriano que vive no Brooklyn, Adenike e Ayodele, enfrenta problemas para gerar um filho. Um problema que desafia as expectativas culturais e Adenike toma uma decisão que poderá salvar ou destruir a sua família.
Classificação – 12 anos
SESSÃO 14H30
Titulo – Oya: rise oh the Orishas / Ano 2014
Titulo Original – Oya: rise oh the Orishas
Duração – 12 min
Pais de origem – Nigéria
Diretor – Nosa Igbinedion
Sinopse – “Oya: rise of the Orisha” é uma aventura mística e conta a estória de uma jovem mulher, Adesuwa, que se transforma em uma deusa guerreira e temível, Oyá, o Orixá da mudança. Adesuwa tem a missão para manter a porta fechada entre o Orixá e a humanidade.
Classificação – Livre
Titulo – Afripedia ÁFRICA DO SUL / Ano 2014
Titulo Original – Afripedia ÁFRICA DO SUL
Duração – 30 min
Pais de origem – África do Sul
Diretor – Teddy Goitom
Sinopse – Vinte anos depois da libertação , ” Afripedia , África do Sul ” retrata uma nova geração diversificada. Começa pela Cidade do Cabo , continua em Joanesburgo com banda de heavy metal Ree- Burth para fazer um tour em Soweto .
Classificação – Livre
Titulo – 25 DE Julho- Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa” / Ano 2014
Titulo Original – 25 DE Julho- Feminismo Negro Contado em Primeira Pessoa”
Duração – 60 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Avelino Regicida
Sinopse – 25 de julho, data significativa para as mulheres e, mesmo assim, o dia 8 de março é mais reconhecido e comemorado por nossas guerreiras terceiro-mundistas. O documentarista Avelino Regicida promove reflexão acerca dessa data e diversas questões que a cercam.
Classificação – 12 anos
SESSÃO 14H30
Titulo – Ya Antônia / Ano 2015
Titulo Original – Ya Antônia / Ano 2015
Duração – 19 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Lincoln Santos
Sinopse – Ya Antônia no auge dos seus 103 anos fala sobre a vida e as heranças de quem viveu mais de um século. Da água misturada coma a terra brotaram as famosas panelas de barro. Uma tradição que por pouco não se perdeu nas curvas do vento
Classificação – Livre
Titulo – Mulheres de Barro / Ano 2014
Titulo Original – Mulheres de Barro
Duração – 26 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Edileuza Souza
Sinopse – Em meio aos relatos de suas histórias de amor, doze mulheres, Paneleiras e Congueiras de Goiabeiras Velhas-ES, confeccionam suas panelas de barro com a mesma força e destreza com que a vida moldou seus destinos e afetos. Apesar de uma vida sofrida essas mulheres conquistaram uma velhice tranquila retirando do barro e do congo a razão e o prazer de viver.
Classificação – Livre
SESSÃO 18H30
Titulo – Onã / Ano 2015
Titulo Original – Onã
Duração – 5 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Coletivo CRUA
Sinopse – O filme foi realizado (do roteiro a finalização), em 72 horas utilizando cenários do Cais do Porto como a Valongo, Cemitério dos pretos novos, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Perimetral
Classificação – Livre
Titulo – Rapt a Bamako / Ano 2014
Titulo Original – Rapt a Bamako
Duração – 90 min
Pais de origem – Mali
Diretor – Cheick Oumar Sissoko
Sinopse – Rapt à Bamako” aborda o exercício da democracia no continente africano a partir da história de três gerações que se confrontam. O espírito de luta dos jovens e a cultura ocidental; o compromisso com a avó Mah, para evitar outros dramas – o absurdo assassinato de um albino.
Classificação – 12 anos
Debate com realizador
SESSÃO 21H
Titulo – Solilóquio / Ano 2014
Titulo Original – Solilóquio
Duração – 03 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Madara Luiza
Sinopse – Quantos moradores de rua ignoramos em uma caminhada pela calçada? Quantos, simplesmente não enxergamos? Solilóquio é o monologo de cada um desses moradores, que nos passam despercebidos.
Classificação – Livre
Titulo – Devoir de mémorie / Ano 2014
Titulo Original – Devoir de mémorie / Ano 2014
Duração – 80 min
Pais de origem – Mali
Diretor – Mamadou Cissé
Sinopse – De março de 2012 a janeiro de 2013, as regiões do norte do Mali viveram sob o jugo de grupos islâmicos armados, incluindo Ansar Dine – o Movimento para a unicidade da Jihad (guerra santa) na África Ocidental (MJUAO) e do Movimento Libertação Nacional de Azawad (MNLA). Infelizmente, o pior era temido e aconteceu.
Classificação – 14 anos
DIA 03/06
SESSÃO 12H30
Titulo – Onã – Ano 2015
Titulo Original – Onã
Duração – 5 min
Pais de origem – Brasil
Diretor – Coletivo CRUA
Sinopse – O filme foi realizado (do roteiro a finalização), em 72 horas utilizando cenários do Cais do Porto como a Valongo, Cemitério dos pretos novos, Pedra do Sal, Morro da Conceição e Perimetral
Classificação – Livre
Titulo – Rapt a Bamako / Ano 2014
Titulo Original – Rapt a Bamako
Duração – 90 min
Pais de origem – Mali
Diretor – Cheick Oumar Sissoko
Sinopse – Rapt à Bamako” aborda o exercício da democracia no continente africano a partir da história de três gerações que se confrontam. O espírito de luta dos jovens e a cultura ocidental; o compromisso com a avó Mah, para evitar outros dramas – o absurdo assassinato de um albino.
Classificação – 12 anos
SESSÃO 14H30
Titulo – Do Outro lado de lá / Ano 2014
Titulo Original – Do Outro lado de lá
Duração – 49min
Pais de origem – Brasil
…
Deixe um Comentário
Você deve logar para comentar